sábado, 23 de junho de 2012



           ENTEVISTA SOBRE ÉTICA
            Jornalista Ivânia Vieira – Jornal “A Crítica” – Manaus/AM, 21/06/2012.
           Rubem Flexa – drflexa@ibest.com.br – 5º período de jornalismo na FBN.

1)      Como se definiria a ética na Comunicação, no jornalismo?

    R= Em 2008, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) apresentou à categoria e à sociedade brasileira a nova versão do Código de Ética dessa categoria. Nele estão cinco capítulos (Direito à Informação; Conduta Profissional do Jornalista; Responsabilidade Profissional do Jornalista; Relações Profissionais; e a Aplicação do Código de Ética e disposição finais). Esse conjunto resume o que o/a profissional de Jornalismo deve obedecer. Esse código é uma bússola que reafirma o princípio de que o Jornalismo é um patrimônio da sociedade e o jornalista um agente a serviço do interesse público. Dar conta dessas dimensões exige coragem, clareza e a busca permanente pelo conhecimento na perspectiva libertária. A ética da profissão  se imbrica com a ética da pessoa, impossível dissociar.
   

2)      Na concorrência, de matérias ou furos jornalísticos, nos meios de comunicação, qual o risco das empresas ou mesmo do profissional da área de comunicação social atropelar a ética na comunicação?

R= A concorrência não pode ser o guarda-chuva para justificar o desrespeito à conduta ética. As empresas, ao lidarem com esse tipo de serviço - informação pública – estão também comprometidas com a dimensão do serviço público e  devem ser responsáveis em todas as etapas do processo para quais existem  leis e documentos internacionais (como as declarações) dos quais elas se tornaram signatárias.  Em “Os Elementos do Jornalismo”, há alguns questionamentos que ajudam a preservar a adequada conduta profissional. Uma delas é: “a quem servi hoje como jornalista?”. Nesse aspecto, ganha importância a mobilização social por maior controle sobre o que a mídia faz e como faz.          

3)      No seu ver, qual o meio de comunicação da imprensa escrita, falada e televisionada, mais passível de atropelar a ética na Comunicação?
R= Não são os meios e sim as pessoas que atuam nesses meios, e sim a conduta empresarial. Se essa conduta não considerar a responsabilidade e a ética empresariais (defendidas nas organizações representativas desse setor em nível mundial), qualquer um desses veículos vai ignorar esse componente. O que pode ocorrer é o tamanho do alcance, a partir das especificidades de cada meio. Uma emissora de televisão, cujo alcance é abrangente e imediato, pode produzir repercussões danosas em âmbito nacional em relação, por exemplo, ao jornal impresso.É importante observar que nenhum está livre para ignorar o suposto ético e se assim o faz deve ser punido.     

4)      Sabe-se que é um direito do cidadão ser bem informado, com noticias claras, objetivas e fatos reais. É possível isto acontecer num mundo de grandes concorrências na atividade jornalística?
R= Lidamos nesse item com aspectos subjetivos interessantes. O que é ser bem informado? Se a população que consome os serviços desses meios tem pouca percepção sobre seus direitos e deveres desses meios, talvez seja pouco exigente em relação ao que é apresentado para ela. E ainda agradeça. A programação da TV aberta no Brasil é um exemplo disso. Ela costuma ser grosseira e desrespeitosa com as sociedades deste País, faz um nivelamento e baixo nível e uma audiência precarizada.   

5)      O que seria imprescindível para o profissional do ramo da comunicação social ter, como ético,  para exercer bem a sua profissão?
   R= Á ética. E esta precisa ser aprendida, compreendida, valorizada, cultuada como um bem para toda a sociedade.

6)      O que recomendaria para um iniciante na profissão de jornalista?
     R= Estudar. Tomar posse do código de ética. Ter curiosidade pelo conhecimento e respeito pelos saberes. Procurar compreender o significado de ser agente a serviço do interesse público

7)                    O jornalista, ou outro órgão de comunicação social, têm direitos e deveres como qualquer outra atividade profissional. Todavia, não lhe é imposto apenas a faculdade da transmissão da informação, pela produção da noticia. Mas sim, a responsabilidade social de divulgar a informação, concreta e precisa, de relevante interesse público, como prevê o Código de Ética da Categoria. O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros  satisfaz as aspirações  da classe ou ainda há outras?
            R= O código acaba d ser reformulado a versão atual é resultado de muitos debates. Se ele for apropriado pelos jornalistas já será um avanço enorme. Mas, é um desconhecido quando deveria ser carregado sempre conosco.
 




Lupa de Manaus

Blog Experimental dos alunos do 5º Período do curso de Jornalismo da Faculdade Boas Novas.

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